domingo, 5 de fevereiro de 2012

Torta de damascos e castanhas de caju

Foi uma semana cansativa e de muito trabalho. Tirei o domingo para descansar, mas não poderia deixar de passar por aqui e colocar a receita da semana. 

A escolhida de hoje foi feita especialmente para meu amado marido que adora damascos. É uma torta que fica deliciosa servida com sorvete. A receita aprendi no segundo módulo do curso de confeitaria que fiz ano passado.


Torta de damascos e castanhas de caju

Ingredientes para a massa: 

- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral; 
- 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo; 
- 1/3 xícara (chá) de manteiga corta em cubos; 
- 2 gemas; 
- 1 colher (sopa) de água gelada. 

Modo de Preparo da Massa:

Numa da tigela, misture as farinhas e o açúcar. Acrescente os cubos de manteiga e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa uniforme. Junte as gemas e a água. Trabalhe a massa até conseguir formar uma bola. Transfira para a forma de torta redonda (20 cm de diâmetro) e pressione com os dedos, retirando o excesso da borda. Fure a massa com um garfo, para que não estufe. Reserve. 

Ingredientes para o recheio: 

- 1/2 xícara (chá) de manteiga;
- 1/2 xícara (chá) de açúcar; 
- 2 ovos;
- 1/2 xícara (chá) de castanhas de caju trituradas; 
- 1 xícara (chá) de damascos picados; 
- 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro para decorar. 

Modo de Preparo: 

Pré aqueça o forno a 200 graus. Na batedeira, junte  a manteiga e o açúcar a bata até obter uma pasta branca. Pare de bater e raspe o fundo da tigela da batedeira com uma espátula. Coloque de volta, mude a velocidade para alta e acrescente os ovos, um a um, batendo até misturar bem. Adicione as castanhas trituradas e continue batendo por 2 minutos. Dimunua a velocidade e acrescente damascos. Espalhe o recheio na massa crua. Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos, Deixe esfriar e polvilhe com o açúcar de confeiteiro, passado por uma peneira fina. Você pode serví-la fria coberta com o açúcar de confeiteiro ou morna acompanhada de uma bola de sorvete.


Um ótimo domingo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Irei adorar compartilhar dicas de organização.